Educação Consciente

Palestra para pais

A palestra ” O papel dos pais na formação emocional dos Filhos” tem como objetivo trazer aos pais uma visão ampliada sobre a educação consciente. Assim como te mostrar como o cérebro vai se desenhando segundo as experiências vividas.

Muito se fala da importância do capital emocional para o futuro. Embora, pouco tempo se gaste na construção de um emocional saudável.

Isso se dá por uma grande falta de conhecimento sobre a formação do cérebro e das suas trilhas neurais, que ocorre no início da vida.

Sem falar que só podemos reconhecer as necessidades emocionais de nosso filhos se conseguirmos reconhecer as nossas necessidades, principalmente as não atendidas na infância.

E não é por desejarem não obter este conhecimento, mas sim, porque as neurociências são abordagens extremamente novas.

Apesar de sere, novas, já tem inúmeros estudos que nos dá embasamento e incentivo para uma criação amorosa e respeitosa. Assim como os estragos na vida desta criança, que vai se tornar um adulto, caso a criação seja exatamente o contrário: rígida, sem afeto e desrespeitosa.

Uma das coisas que mais mudaram a minha relação com meus filhos foi entender o meu papel na formação do emocional deles. Sabendo que é o emocional formado da infância – e principalmente na primeiríssima infância, de 0 a 2 anos- é quem vai direcionar toda a vida adulta.

Agora se seus filhos já não estão nesta fase tão importante na formação do emocional do seu filho. Não se preocupe, pois o cérebro é plástico e ainda pode se modificar, mas saiba que dará um pouquinho mais de trabalho.

Tudo se inicia em revisar de onde viemos e perceber quais estragos a violência recebida na infância tem influenciando a nossa vida.

Quando digo violência, não estou falando apenas de agressões físicas, pois existe uma violência muito mais sutil e oculta. E tomar consciência desta nos faz refazer a rota e sermos pais mais amorosos e respeitosos com nossos filhos.

A neurociência tem trazido inúmeros estudos que mostram, inclusive, os estragos na formação da estrutura cerebral da criança. Já a psicologia, alerta para a possibilidade de transtornos mentais, quando a violência é tão grande e incompatível com a organização da psique.

Agora saiba que não é somente a tomada de consciência que vai te fazer mudar e se tornar a mãe e o pai que seus filhos merecem.

É necessário sentir a dor que está aprisionada dentro de você. Não tenha medo, essa dor não tem nada a ver com a dor vivida na infância.

Os estudos sobre trauma nos traz ferramentas para liberar todas as emoções reprimidas que nos fará ter uma caminhada mais leve e tranquila.

Para este sentir estaremos sendo acompanhados por uma terapeuta do trauma, a querida, Fabiani Freitas. Este liberação de emoções reprimidas é o que algumas pessoas chamam de ressignificar.

Sinceramente, não importa o nome. O que desejamos é que você caminhe no presente, não estando preso no passado. Só assim, você conseguirá traçar novos caminhos para criar vínculos amorosos com seus filhos. E assim, fortalecer o emocional deles no futuro.

Todos nós somos bons pais, mas precisamos ser os pais que nossos filhos legitimamente necessitam.

Alguns depoimentos

Compartilhar

Posts Recentes